Login | RegistoBem-vindo à Quero Saber - A revista que desperta a sua mente 
Terra IncrívelTerra IncrívelTerra Incrível
Espaço
Espaço

Quanto tempo resta para o fim do universo?

fev29
EspaçoEscrito por: Rui Parreira | 1 Comentário

Quanto tempo resta para o fim do universo?

Existem diversos estudos com diferentes interpretações sobre o fim do universo, ou a sua destruição, com previsão para 2,8 mil milhões de anos, o chamado "Big Rip". Mas segundo uma nova teoria, liderada por Diego Sáez-Gómez da Universidade de Lisboa e publicada no New Scientist, o universo poderá mesmo nunca acabar.

Compreender a longevidade de vida do universo parece um pouco descabido e até pouco improvável de prever, mas existem estudos que tentam mesmo calcular quanto tempo lhe resta. Segundo a teoria do "Big Rip", é sugerido que em certo ponto da expansão, o universo irá crescer tanto, que todas as distâncias se tornarão infinitas, e com ele toda a matéria se irá desintegrar, acabando com a vida.

Através da observação da Supernova, sabe-se que realmente o universo continua a expandir-se, a uma velocidade cada vez mais elevada. No entanto, invés do cenário da "Big Rip" pode dar-se o chamado "Heat Death", ou seja, o universo irá expandir-se de tal maneira – com possibilidade de até ao infinito – que novas estrelas e corpos celestes se poderão formar.  

Ainda assim, prevêem-se outros eventos mais “próximos”, como o fim do Sol em cinco mil milhões de anos, ou a fusão da Via Láctea com a Andrómeda, em menos de quatro mil milhões de anos. Sobre o futuro do planeta, existem preocupações mais "imediatas", como as mudanças climatéricas ou eventuais colisões de asteroides. 

Siga as notícias que despertam a sua mente no nosso FACEBOOK.

Compre aqui e leia no seu computador ou tablet a edição deste mês da revista Quero Saber.

ComentáriosComentários

  • x2m diz:24 mai 2016 | 20:10
    A Terra nem sequer é um planeta. Nem o sol é uma estrels como é facil provar com método científico que obviamente excluí à cabeçs a matéria negra (que nos querem fazer querer que consiste em 95% de tudo o que existe. Não abandalhem a ciencia. Sigam o método científico e eliminem de vez esta famtasia da Disney espacial.
Precisa de fazer Login ou Registo para comentar.
Sobre nós | Publicidade | Contactos | Termos de Utilização | Política de PrivacidadeCopyright © Goody SA - Todos os direitos reservados