Login | RegistoBem-vindo à Quero Saber - A revista que desperta a sua mente 
Terra IncrívelTerra IncrívelTerra Incrível
Espaço
Espaço

Agência Espacial Europeia quer construir base na Lua

mar3
EspaçoEscrito por: Rui Parreira | 1 Comentário

Agência Espacial Europeia quer construir base na Lua

Depois da corrida espacial à Lua, disputada pelos Estados Unidos e a União Soviética, durante os anos 1960, poucas notícias deram conta de tornar a ver o homem na Lua. Mas isso está prestes a mudar, pois a Rússia está a produzir uma sonda com a ESA, a capsula Orion da NASA poderá sobrevoar a Lua antes de 2020 e a China está a planear uma missão de exploração da superfície lunar. A Agência Espacial Europeia tem também planos para construir uma base na Lua...

O plano está a ser delineado em Colónia, na Alemanha, e segundo o líder da ESA, o objetivo da construção de uma base na Lua estende-se à participação e colaboração de outros países, num projeto global semelhante à Estação Espacial Internacional.

Foi organizado um workshop centrado tema de construção de uma aldeia na superfície lunar, onde a presença de certos elementos naturais do Satélite poderão contribuir para o seu desenvolvimento, tais como metais, minerais e água gelada. Além disso, certos locais estão expostos ao Sol, significando a conversão de energia essencial para a manutenção da base.

Existem questões importantes a ultrapassar e riscos elevados a ter em conta, tais como as radiações ultravioletas e eletromagnéticas, as temperaturas extremas e o impacto de meteoritos. Para ultrapassar estas questões, estão a ser pensadas soluções que passam por construir cúpulas de proteção recorrendo a impressoras 3D. O plano é utilizar um robô na superfície lunar para instalar estruturas insufláveis e depois construir uma cúpula para proteger os astronautas.

No comunicado, é ainda referido que os treinos estão a decorrer no parque vulcânico Eiffel, em Colónia, que tem rochas para analisar, testando os respetivos equipamentos. Os testes passam por ter um astronauta no terreno e restante equipa a interagir à distância, orienta-o, tal como se tivesse na Lua.    

 Siga as notícias que despertam a sua mente no nosso FACEBOOK.

Compre aqui e leia no seu computador ou tablet a edição deste mês da revista Quero Saber.

ComentáriosComentários

  • x2m diz:24 mai 2016 | 20:04
    Tantos planos... Ainda alguém acredita? Apenas os que acreditaram. na roseta e no respectico cometa e ainda acreditam nas idas tripuladas à lua.
Precisa de fazer Login ou Registo para comentar.
Sobre nós | Publicidade | Contactos | Termos de Utilização | Política de PrivacidadeCopyright © Goody SA - Todos os direitos reservados