Partículas à solta na reitoria da Universidade de Lisboa!

mai11
CiênciaEscrito por: Rita Hasse Ferreira

Partículas à solta na reitoria da Universidade de Lisboa!

Já ouviu falar das partículas elementares de origem astronómica? E sabe porque nos importam? Descubra amanhã, 5ª feira, 12 de maio, a partir das 17 horas: basta juntar-se à visita temática "Astropartículas - observar os astros para além da luz", realizada no âmbito da exposição "Partículas: do bosão de Higgs à matéria escura".

Esta mostra decorre desde 2 de maio no átrio da reitoria da Universidade de Lisboa, na Cidade Universitária. Está lá até dia 25, de segunda a sábado, das 10h às 18h30, e a entrada é gratuita. O objetivo é celebrar os 30 anos de existência do LIP - Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas… e a prenda é para o público.

Os visitantes podem ficar a compreender melhor o estudo do Universo, o que já sabemos e até acelerar os protões com a energia de um pontapé, graças ao túnel interativo do LHC, produzido pelo MediaLab do CERN, que é peça central da exposição.

Há visitas temáticas nos dias 12, 13, 18, 19 e 20, sempre às 17h. A de amanhã, 5ª dia 12, está a cargo de Pedro Abreu (LIP/IST) e Rui Agostinho (OAL/FCUL).

Imagem: © CERN, Medialab