Login | RegistoBem-vindo à Quero Saber - A revista que desperta a sua mente 
Terra IncrívelTerra IncrívelTerra Incrível
Ciência
Ciência

O que vai o Large Hadron Collider agora descobrir?

mai13
CiênciaEscrito por: Rita Hasse Ferreira

O que vai o Large Hadron Collider agora descobrir?

"A próxima etapa do LHC - descobertas e medidas de precisão a alta energia" é o mote para a visita temática que os organizadores da exposição "Partículas: do bosão de Higgs à matéria escura" lhe oferecem hoje, 6ª feira 13 de maio, pelas 17h, na reitoria da Universidade de Lisboa.

A mostra, promovida pelo LIP, celebra os 30 anos do laboratório presenteando os visitantes com "uma viagem pelos desafios da física de partículas para as próximas décadas, partindo das mais recentes descobertas em direção ao desconhecido", com o objetivo último de tentar perceber de que é feito o Universo.

Patente até 25 de maio, das 10h às 18h30, de 2ª a sábado, a exposição é gratuita e oferece mais visitas temáticas a 18, 19 e 20, sempre às 17h. A de hoje estará a cargo de Patricia Conde Muiño (LIP/FCUL) e Michele Gallinaro (LIP/IST).

O conteúdo expositivo está organizado em módulos que são partículas (quarks e gluões, bosão de Higgs, antimatéria, neutrinos, matéria escura) e que descrevem o que já se sabe, o que falta saber e quais são as principais aplicações. No túnel interativo do LHC, é possível acelerar protões com a energia de um pontapé e conversar sobre os resultados da colisão.

ComentáriosComentários

Precisa de fazer Login ou Registo para comentar.
Sobre nós | Publicidade | Contactos | Termos de Utilização | Política de PrivacidadeCopyright © Goody SA - Todos os direitos reservados