Login | RegistoBem-vindo à Quero Saber - A revista que desperta a sua mente 
Terra IncrívelTerra IncrívelTerra Incrível
Ciência
Ciência

Felicidade também pode originar ataque cardíaco

mar3
CiênciaEscrito por: Rui Parreira

Felicidade também pode originar ataque cardíaco

Tal como a angústia, o stress ou a ansiedade podem originar condições cardíacas graves, o chamado “coração destroçado”, descobriu-se que o oposto, a felicidade, por exemplo, pode ter igualmente consequências para o coração.

Se eventos como a perda de um cônjuge ou familiar próximo pode despoletar a condição de “síndrome de coração destroçado”, semelhante a um ataque cardíaco; eventos de extrema felicidade, como o nascimento de um bebé, um aniversário-surpresa ou um casamento podem levar as emoções para um nível igualmente mortal.

Os médicos, do Hospital Universitário de Zurique, na Suíça, examinaram uma base de dados com cerca de 1750 pacientes falecidos para determinar em que circunstâncias faleceram. A maioria teve origem em diversos stresses emocionais, como medo ou desgosto de funeral. No entanto, 20 dessas pessoas faleceram durante momentos de felicidade, como festas de aniversário, casamento, nascimento de um neto ou comemoração de vitória. O estudo determinou ainda que 95% dos pacientes analisados eram mulheres, com média de idades de 65 anos.

Em conclusão, o estudo demonstra que os cardiologistas devem determinar a condição dos pacientes com antecedentes cardíacos durante o diagnóstico dos problemas. Um paciente que dê entrada no hospital com indícios de ataque cardíaco, poderá estar associado tanto a eventos felizes, como emoções negativas.    

O estudo ainda não está concluído, faltando determinar onde as emoções negativas e positivas partilham o mesmo caminho para o sistema nervoso central, que origina a síndroma de coração partido.

 

Siga as notícias que despertam a sua mente no nosso FACEBOOK.

Compre aqui e leia no seu computador ou tablet a edição deste mês da revista Quero Saber.

ComentáriosComentários

Precisa de fazer Login ou Registo para comentar.
Sobre nós | Publicidade | Contactos | Termos de Utilização | Política de PrivacidadeCopyright © Goody SA - Todos os direitos reservados